segunda-feira, 23 de março de 2009

Gilmarmendesite à vista...



MPF move ação para que veículos não saiam de fábrica com rastreador

Caso não seja anulada, resolução passa a valer a partir de 2010. Para MPF, monitoramento 24h viola a intimidade da vida privada.

No entendimento do MPF, a resolução e as portarias podem fazer com que as pessoas fiquem monitoradas 24 horas por dia, mesmo que o proprietário do veículo opte por não ativar os sistemas. “Os veículos já saem das fábricas moldados para o rastreamento: não há escolha”, destacou o procurador da República Marcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da ação. De acordo com Schusterschitz, a resolução e as portarias também estão em desacordo com o artigo 5 da Constituição, que determina a inviolabilidade da intimidade e da vida privada da pessoa. “O sistema de monitoramento resulta na intrusão e na quebra das expectativas de privacidade do motorista e do proprietário do veículo”.

Link para a notícia completa:

-----

O impressionante é que a reportagem em momento algum cita a inevitável redução dos absurdos preços dos seguros dos veículos, caso a medida seja realmente implantada. Apenas diz que a implantação do sistema "deverá encarecer os veículos".

Talvez porque manda quem pode, obedece quem tem juízo.

E é impressão minha ou o Sr. Chucrute está com medo da Sra. Chucrute descobrir o verdadeiro teor daquela reunião pós-expediente?