domingo, 31 de maio de 2009

C'était un rendez-vous

Graças ao e-mail enviado pelo Beto agora pela manhã, tive a oportunidade de assistir a um curta-metragem absurdamente bom.

C'était un rendez-vous
("It was a date", 1976), é um curta de pouco mais de 8 minutos dirigido por Claude Lelouch, que aborda alguns dos maiores prazeres masculinos: carros e velocidade.

Filmado nos primeiros instantes de sol nascente nas ruas de Paris, por uma câmera posta no para-choque dianteiro de um veículo, sem qualquer autorização de autoridades, o filme mostra um deslocamento veloz e ágil pelas ruas daquela cidade, com direito a várias infrações de trânsito (que resultaram, inclusive, na posterior prisão do Lelouch), para um simples encontro com uma garota.

O veículo, segundo o e-mail, é uma
Ferrari 1967 275 GTB/4. E a julgar pela imagem ao lado, bem como pelo ronco do motor (sim, aqueles jogos simuladores da adolescência são de uma cultura automobilística surpreendente) parece ter sido, realmente.

Porém, há quem diga que o veículo, na verdade, foi um
1975 Mercedes-Benz 450SEL 6.9, e que apenas o som foi da Ferrari 275.

Em todo caso, as imagens são clássicas e de prender a respiração. Até um resmungo saiu de mim em determinado momento de indecisão do piloto (que nunca foi identificado, mas supõe-se que foi o próprio Lelouch).


Aqui, o link para assistir a essa obra-prima dos asfaltos pelo YouTube.


----
Post com a colaboração do San.