domingo, 12 de abril de 2009

De novo, ele. - Parte 2

Novo capítulo de "caprichos coronelistas":


Juviano é empossado prefeito de Diamantino
06 de abril de 2009 - 19h50


O novo prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln (PPS), segundo colocado nas eleições, foi diplomado hoje, às 15:30h, e empossado na câmara, em seguida, e chegou a prefeitura por volta as 17h para ocupar o cargo substituindo Erival Capistrano de Oliveira (PDT), que teve o registro de candidatura cassado por irregularidades na prestação de contas. (…)

Esta é a primeira vez, em 100 anos de emancipação política administrativa, que Diamantino tem um prefeito eleito afastado com menos de 4 meses no cargo. Pouco antes da diplomação, partidários de Erival chegaram a articular uma manifestação com faixas, cartazes e carro de som em praça localizada entre a câmara a prefeitura. Seus advogados impetraram recurso no TRE tentando derrubar a decisão do juiz Luiz Fernando Kirche.

Juviano disputou a prefeitura com apoio do governador Blairo Maggi e do grupo do ex-prefeito Francisco Mendes, irmão do presidente do STF.”

------------------

O detalhe é que o agora ex-prefeito, Erival Capistrano, teve seu registro cassado enquanto articulava uma auditoria para verificar os gastos "públicos" do período de 8 anos de poder de seu antecessor, Francisco (Chico) Mendes, irmão do onipotente Gilmar.

Certamente não houve desvio de verbas públicas, superfaturamento de obras, nada disso à época do Chico. A auditoria seria inócua, claro.

Tudo foi apenas mais uma prova de que Diamantino, localizada no estado do Mato Grosso, é uma cidade exemplo de rapidez judiciária, e que a história política dos Mendes por lá, bem como de seus aliados, é repleta de feitos memoráveis dentro da mais legítima democracia.

É impressionante.
-------------------

P.S: O Idelber Avelar trouxe algumas cenas dos próximos capítulos.